Proteja sua empresa com governança de TI robusta

04/09/2024 - Artigos

Patricia Peck, Henrique Rocha e Ana Mancuso

A recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu o uso do aplicativo X no Brasil, trouxe à tona a importância da governança de TI nas empresas. A partir de agora, as organizações precisam redobrar a atenção na gestão dos recursos tecnológicos, especialmente quanto ao uso de VPNs, redes sociais e outras formas de acessar conteúdos bloqueados.

No atual cenário, já se no preparo para um ambiente de disputa eleitoral, é essencial que as empresas atualizem seus normativos e implementem campanhas educativas para garantir o uso seguro, ético e legal dos recursos corporativos. Além disso, a resposta rápida a incidentes tornou-se um fator crítico para mitigar riscos de responsabilização.

O que você e sua empresa devem considerar:

– Atualização de Políticas: Revisite e atualize as políticas de uso de recursos corporativos, assegurando que estejam alinhadas com as melhores práticas e a legislação vigente.

– Controles Técnicos Rigorosos: Implemente ferramentas de monitoramento e restrição de acesso para prevenir e detectar tentativas de burlar as regras estabelecidas.

– Campanhas Educativas: Reforce a importância do uso responsável dos recursos corporativos por meio de treinamentos regulares e campanhas de conscientização.

Por que agir agora?

A adoção de uma governança de TI não apenas protege sua empresa contra riscos legais, mas também reforça o compromisso com a segurança da informação, em um momento de debates jurídicos relevantes nos tribunais superiores. Isso afasta a possibilidade de responsabilização por atos ilícitos cometidos por colaboradores ou prestadores de serviço. Lembrando que o empregador pode responder por má conduta de empregado, se houver a demonstração de que não há gerência corporativa, supervisão ou orientação e treinamento.

Com esse cenário de recomendação, destacamos a importância de uma governança robusta, sendo necessária a revisão e reciclagem de rotina, com fluxos que provoquem uma visita periódica aos normativos para atestar a atualização das normas e confirmar se as políticas estão adequadas e pautadas nas melhores práticas para o uso do recurso corporativo, tanto em termos de rede, notebook, smartphone, internet.

Conte com o Peck Advogados para apoiar sua empresa na atualização de normativos, desenvolvimento de campanhas educativas e implementação de respostas rápidas a incidentes. Entre em contato conosco pelo e-mail contato@peckadv.com.br.

 

AUTOR

Compartilhe

Últimas notícias

23/12/2021

‘Notícias falsas’, crime eleitoral em 2022

Notícias falsas foram o assunto que dominou as vantagens presidenciais em 2018. Tanto que o tema foi “pano de fundo” no ajuizamento de ações de investigação […]

03/02/2022

Marketplace financeiro e os atuais desafios do modelo no cenário brasileiro

À semelhança do que ocorre no setor de varejo, o marketplace financeiro compreende a noção de plataformas digitais que agregam, em um mesmo ambiente, serviços […]

03/06/2022

TSE e o combate à desinformação

Desde 2019, o TSE está pensando em formas de combater à desinformação, especialmente quando trata de situações/elementos relacionados com a legalidade e legitimidade das eleições […]

Veja mais publicações

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba conteúdos sobre Direito, Inovação e Negócios.

CADASTRE-SE

Nosso Escritório

Rua Henrique Schaumann, nº 270, 4º andar
Edifício Pinheiros Corporate,
São Paulo – SP | CEP: 05413-909
(11) 2189-0444