Trabalho remoto e híbrido e auxílio-alimentação: Governo edita MP com novas regras para estas modalidades

A Medida Provisória 1.108/2022, publicada em 25 de março de 2022, trouxe novas regras para o os modelos de trabalho remoto e trabalho híbrido. Além da definição de teletrabalho e trabalho remoto, a MP inova ao estabelecer novos formatos de controle, agora por produção ou tarefa, bem como reforça a necessidade de formalizar as situações de sobreaviso, horários e meios de comunicação entre empregado e empregador.

Ainda, a MP esclarece que o comparecimento habitual aos estabelecimentos do empregador para a prestação se serviços específicos não descaracteriza o regime de trabalho remoto, estagiários e aprendizes podem se aderir a estes formatos bem como a legislação brasileira também se aplica aos empregados em teletrabalho no exterior.

A MP também trata sobre o pagamento do auxílio-alimentação, determinando que este somente poderá ser utilizado para o pagamento de refeições em restaurantes, lanchonetes, dentre outros, ou na compra de produtos alimentícios em estabelecimentos comerciais. Esta mudança visa afastar a brecha legislativa para utilização do auxílio para outros serviços.

O desvio de finalidade sujeita o empregador ou a empresa emissora do auxílio-alimentação ao pagamento de multa de R$ 5 mil a R$ 50 mil, que pode ser aplicada em dobro em caso de reincidência ou embaraços à fiscalização, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

Também foram estipuladas regras no repasse de valores entre o empregador e as empresas emissoras.

As novas regras refletem a necessidade de revisão dos contratos celebrados entre o empregador e as empresas emissoras para dispor sobre as finalidades específicas no uso do auxílio-alimentação, promover a adequação nas regras de repasse e prever as medidas aplicáveis em caso de inobservâncias das obrigações assumidas por quaisquer das partes, sob pena de impossibilidade de renovação contratual.

O Peck Advogados pode apoiar nos contratos, negociações, governança e práticas de segurança da informação para atender as novas regras do home office, trabalho híbrido e auxílio-alimentação.

Caso tenha dúvidas ou queria saber como podemos contribuir nessa jornada, agende uma reunião com nossos especialistas.

Compartilhe

Últimas notícias

12/08/2021

Especialistas elogiam composição do CNPD e acreditam que ANPD já pode funcionar plenamente

A composição do Conselho Nacional de Proteção de Dados e da Privacidade (CNPD), publicada no último dia 10 no Diário Oficial da União foi elogiada […]

19/09/2022

ANPD abre consulta sobre tratamento de dados de crianças e adolescentes

A Autoridade Nacional de Proteção de Dado (ANPD) abriu até o dia 7 de outubro a consulta pública que pretende tomar subsídios sobre as hipóteses […]

23/12/2022

Novas orientações sobre o uso do eSocial passam a valer em janeiro

Por Rosana Pilon Muknicka, Gestora Trabalhista do Peck Advogados Uma das novidades trazidas por esta Portaria foi a necessidade de inclusão dos dados de processos […]

Veja mais publicações

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba conteúdos sobre Direito, Inovação e Negócios.

CADASTRE-SE

Nosso Escritório

Rua Henrique Schaumann, nº 270, 4º andar
Edifício Pinheiros Corporate,
São Paulo – SP | CEP: 05413-909
(11) 2189-0444