Publicada Resolução do BACEN N° 501/2025 com medidas de adequação que devem ser adotadas até o dia 13 de outubro de 2025.

A Resolução BCB nº 501/2025, que altera a Resolução BCB nº 142/2021, estabelece procedimentos e controles rigorosos para a prevenção de fraudes. As novas diretrizes devem ser adotadas por instituições financeiras, outras instituições autorizadas pelo Banco Central e instituições de pagamento para garantir a segurança na prestação de serviços.

Essas instituições, quando constatarem identificação de fundada suspeita de envolvimento de fraude em contas de depósitos à vista, contas de depósitos de poupança e contas de pagamento, devem rejeitar as transações de pagamento que tenham essas contas como destinatárias e comunicar ao titular sobre o ocorrido.

As medidas de adequação necessárias para cumprimento desta nova regra devem ser adotadas até o dia 13 de outubro de 2025.

As instituições financeiras, demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e as instituições de pagamento integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) estão sujeitas a esta resolução

Essa medida faz parte de um conjunto de ações que têm sido adotadas pelo BACEN visando robustecer o Sistema de Pagamento Brasileiro, em decorrência dos últimos acontecimentos envolvendo algumas fintechs e Instituições de Pagamento.

Por Dra. Patricia Peck (CEO e Sócia-Fundadora), Dra. Graziella Rosa (Gestora do Consultivo Digital) e Dra. Giovanna Pieralli (Advogada Especialista em Direito Digital e Regulatório Bancário).

AUTOR

Compartilhe

Últimas notícias

24/02/2023

Decisão do STF: autoridades nacionais podem requisitar dados diretamente a provedores estrangeiros

Patricia Peck, sócia-fundadora do Peck Advogados e professora de Direito Digital da ESPM, e Henrique Rocha, sócio do Peck Advogados. A decisão do Supremo Tribunal Federal […]

25/01/2022

Twitter e o combate à desinformação: o que esperar da plataforma após determinação do MPF?

Em novembro de 2021, o Ministério Público Federal instaurou inquérito civil com o objetivo de investigar se os provedores de aplicação violam direitos fundamentais diante […]

21/11/2023

Dicas para consumidores e empresas não caírem em golpes na Black Friday

Levantamento realizado pelo Peck Advogados indica casos na Justiça, em nível nacional, em que empresas e consumidores sofreram processos judiciais ao caírem em golpes na […]

Veja mais publicações

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba conteúdos sobre Direito, Inovação e Negócios.

CADASTRE-SE

Nosso Escritório

Rua Henrique Schaumann, nº 270, 4º andar
Edifício Pinheiros Corporate,
São Paulo – SP | CEP: 05413-909
(11) 2189-0444