Peck Advogados

A Inteligência Artificial pode ser implementada em diversos setores, dentre eles a educação. Com a informatização da sociedade e o crescente letramento digital, sobretudo dos jovens, a utilização de IA na educação permite que as instituições de ensino se tornem mais efetivas em fornecer uma educação de melhor qualidade. Podemos citar a implantação de sistemas educacionais virtuais (online) e diversificação de conteúdo pedagógico, com utilização de gamificação, atividades em ambiente de realidade virtual e acervo digitalizado para ensino híbrido.

Com a ajuda da IA, por sua grande capacidade de armazenamento e processamento de dados complexos, podemos dizer que fica mais fácil entender o padrão de aprendizagem de cada aluno em suas individualidades, com um modelo de aprendizagem apropriado ao ritmo do aluno.
Alguns benefícios do uso da Inteligência Artificial na educação:

1. Capacidade de se adaptar às necessidades dos alunos

Possibilidade aumentada de identificar como o aluno pode aprender melhor, para que, assim, o professor possa desenvolver o ensino direcionado, com as soluções tecnológicas condizentes ao aprendizado adaptativo e com atividades interativas. Hoje em dia, vemos o interesse do público jovem em disciplinas de robótica e design de jogos eletrônicos, o que pode tanto proporcionar um ensino técnico profissionalizante, como potencializar o aprendizado em matérias básicas da grade comum curricular (como matemática, física e idiomas).

2. Melhoria no aprendizado

O uso da Inteligência Artificial na educação pode ajudar na difusão das aulas, visto que o aluno poderá estudar de qualquer lugar do mundo com internet acessível e em qualquer horário, promove a inclusão de pessoas com deficiência, além de atrair os alunos combatendo a evasão escolar de modo a tornar o ensino mais interessante.

3. Apoio aos professores e educadores

Ferramentas tecnológicas de ensino ajudam a direcionar o planejamento pedagógico, sendo uma alternativa atualizada, de uma nova era de informatização dos serviços em geral.

4. Expansão da oferta de serviços de tecnologia

A nossa sociedade já utiliza inteligência artificial em diversas tarefas cotidianas, como nos celulares e aplicativos (transporte, compras etc.). Esse avanço tecnológico facilitou o acesso aos serviços de tecnologia e na capacitação de pessoal. Muitas instituições de ensino contam com aparelhagem de informática, como computadores, tablets e smartphones, para utilização no ambiente escolar. Ainda, há utilização de sistemas de biometria para controle de acesso, sites institucionais e aplicativos próprios das escolas, para facilitar a interação entre a instituição e os estudantes.

Todo projeto de inovação tecnológica no âmbito educacional deve ser acompanhado de um trabalho de políticas claras e transparentes, com um código de conduta ética sobre o uso da IA, que inclua normas relacionas à proteção de dados pessoais e cibersegurança. Dependendo do desenvolvimento, há ainda questões de direitos autorais e de imagem envolvidos – lembrando que é um ambiente que envolve menores de idade. Por último, é importante estabelecer contratos com o fornecedor que contenham cláusulas específicas para melhor gestão de risco e limitação de responsabilidade da Instituição de Ensino.

Por Patricia Peck e Camila Nascimento, sócia-fundadora e advogada do Peck Advogados, respectivamente.


A equipe do Peck Advogados está preparada para dar todo o suporte necessário na implementação da inteligência artificial no seu negócio.

Caso queira saber como podemos contribuir nessa jornada, agende uma reunião com nossos especialistas. Entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.