PL 2630: especialistas apontam falhas que permanecem no texto
Construção do projeto que regula plataformas digitais, conhecido como PL das Fake News, é formada por pontos positivos e negativos, na visão de diferentes setores […]
Em 26 de outubro de 2023, o Banco Central publicou a resolução nº 7, que simplificou a renovação de consentimento no Open Finance, priorizando a comodidade do cliente. As mudanças estendem prazos de autorização e eliminam atritos, mantendo a revogação a qualquer momento.
Por Leandro Bissoli, sócio do Peck Advogados
Em 26 de outubro de 2023, o Banco Central publicou a Resolução Conjunta nº 7, que trouxe mudanças significativas para simplificar e aprimorar a experiencia do cliente no processo de renovação de seu consentimentos para compartilhamento de dados no Open Finance.
A principal mudança apresentada visa permitir mais comodidade e facilidade para os clientes, as Instituições participantes do Open Finance poderão apresentar prazos de validade da autorização superiores aos atuais 12 meses, mantendo a possibilidade do cliente revogar o consentimento a qualquer momento.
Hoje, o cliente precisa passar por todas as etapas de um novo consentimento para renovar a sua autorização de compartilhamento de dados no Open Finance. Desse modo, o cliente deixa de ter uma boa experiencia e passa por uma jornada cheia de atritos para renovar a sua autorização, o que deixa de ser interessante ou gera um obstáculo ao modelo de Open Finance.
Com a Resolução, o processo se torna simplificado, com a possibilidade do cliente poder acessar a plataforma da Instituição que recebeu os seus dados e confirmar que deseja renovar o consentimento para o compartilhamento de seus dados sem a necessidade de autenticação e confirmação no ambiente da instituição transmissora de dados.
É importante destacar ainda que esta renovação do cliente deve ser realizada por meio de uma manifestação específica e ativa, ou seja, nada de opções pré-selecionadas e seus registros devem armazenados e apresentados de modo confiável sempre que necessário.
A estrutura de governança responsável pela implementação do Open Finance no Brasil deverá apresentar as especificações técnicas e funcionalidades que deverão estar prontas para serem oferecidas ao cliente até o final de novembro de 2023.
O Peck Advogados está à disposição para esclarecer qualquer dúvida ou fornecer suporte legal para apoiar na manutenção da conformidade de seus processos de negócio com essas atualizações regulatórias.
Construção do projeto que regula plataformas digitais, conhecido como PL das Fake News, é formada por pontos positivos e negativos, na visão de diferentes setores […]
Os avanços tecnológicos na saúde modificam o setor todos os dias desde a detecção até o tratamento de doenças, com a relação entre médicos e […]
A The Eras Tour Brasil, turnê aclamada pelos fãs da Taylor Swift, teve suas vendas esgotadas em poucos minutos pela vasta concorrência de bots, cambitas […]
Rua Henrique Schaumann, nº 270, 4º andar
Edifício Pinheiros Corporate,
São Paulo – SP | CEP: 05413-909
(11) 2189-0444