Peck Advogados
post-header-blog-9285

No Innovation Pay 2023, que ocorreu no dia 17 de outubro em São Paulo, líderes debatem pagamentos, varejo, IA, tokenização e segurança digital, apontando desafios e tendências.

No dia 17 de outubro, São Paulo foi palco do Innovation Pay 2023, o principal evento de pagamentos da América Latina, reunindo líderes do varejo, tecnologia e SaaS. Com mais de 12 horas de conteúdo, o evento proporcionou insights valiosos para o futuro do setor. Veja alguns dos principais destaques deste ano.

Desafios tecnológicos e eficiência financeira

Camilla Aidar, diretora de experiência do cliente na Vindi, e Cassius Schymura, vice-presidente da Locaweb Company, abriram o evento, destacando desafios como a dívida tecnológica e a busca pela eficiência financeira em 2024. A regulamentação do Banco Central e a integração com soluções de mercado também foram apontadas como fundamentais para impulsionar a confiança do consumidor em pagamentos online.

Além disso, tecnologias como biometria facial, IA, automação robótica, IoT, blockchain e pagamentos sem atrito devem ser grandes impulsionadoras da eficiência. Velocidade, pragmatismo e foco na experiência do cliente tornaram-se elementos cruciais na gestão.

Nuno Lopes Alves, presidente da VISA no Brasil, apresentou o cenário dos pagamentos digitais e sua constante evolução. O convidado falou também sobre como a indústria de movimentação de valores é a que mais passa por mudanças, e o Brasil tem se destacado como epicentro dessa revolução global.

Um painel de C-Levels trouxe estratégias para elevar a eficiência financeira em 2024. Maurício Santos, diretor executivo da Claro Pay mediou a conversa com Fernanda Zago, CEO e co-fundadora da WePayments, Daniel Levy, CFO e partner na Amaro e Maria Isabel Antonini, CFO e partner no G4 Educação.

Os líderes falaram sobre a redução de custos internos, o uso de tecnologia e a revisão de ferramentas como alavancas para melhorar a eficiência financeira. E apontaram que, para evitar layoffs, congelar contratações e permitir turnover natural pode ser a melhor solução. A otimização de recursos profissionais e o uso da tecnologia em processos internos também foram considerados essenciais.

A sobrevivência e perspectivas do varejo

Diretores das empresas Squid, Bagy, Bling e Tray, da Locaweb Company, discutiram como a evolução dos pagamentos impactará o varejo online nos próximos cinco anos. Tendências incluem o social commerce, a jornada de pagamento, facilidades para os lojistas e integrações eficazes de sistemas para automação e melhoria da eficiência operacional.

Simplificar o processo de pagamento, armazenar dados para compras futuras e personalizar o relacionamento com o cliente também são estratégias essenciais para a fidelização do consumidor. Além disso, a gestão eficiente de pagamentos e a análise de dados desempenham papéis cruciais na rentabilidade das empresas.

Em um painel sobre as estratégias de sobrevivência no varejo, Alessandro Gil, vice-presidente da Wake mediou a conversa com Joaquim Dias Garcia Neto, vice-presidente de Tecnologia e Transformação Pague Menos e Daniela Valadão, country manager na Pandora Brasil, onde destacaram a importância da eficiência, controle de custos e fidelização dos clientes existentes. 

Os líderes apontaram, ainda, a estratégia omnicanal, a adaptação a diferentes mercados e o uso de tecnologia para melhorar processos internos como pontos de atenção para os próximos anos.

Inteligência artificial, tokenização e fraudes digitais

Walter Hildebrandi, CTO da Zendesk, discutiu o impacto da IA na jornada de compra e nos pagamentos, enfatizando que a IA, embora acessível, ainda levanta questões de segurança e eficiência. Previu, ainda, uma contribuição importante da tecnologia para a economia global até 2030, desde que as empresas comecem pelo básico, pensem de forma corporativa e ajustem continuamente modelos de IA.

Ismael Piccirillo, head de Produtos na Vindi conduziu a conversa com Gustavo Carvalho, diretor executivo na Cybersource/VISA, Leandro Lucas, superintendente de produtos cartões Elo e Rodrigo Villela, vice-presidente de serviços e dados da Mastercard Brasil sobre tokenização. Os especialistas destacaram os benefícios dessa tecnologia, especialmente na prevenção do churn involuntário em modelos de assinatura. 

Bem como ressaltaram que a tokenização melhora a segurança das transações, simplifica a experiência do cliente e aumenta as taxas de aprovação.

Gislaine Nogueira, gerente de prevenção a fraudes na Abastece Aí mediou um importante painel sobre fraudes digitais com a participação de Caio Rocha, product director Serasa Experian, Patricia Peck, CEO e founder da Peck Advogados e Mareska Tiveron, especialista em Banking, Fintechs e Startups na Viseu Advogados.

Os especialistas destacaram o uso crescente da IA por fraudadores, desafiando a segurança cibernética. E apontaram que estratégias eficazes de prevenção e controle envolvem educação dos consumidores, informações corretas e padronização de procedimentos de autenticação. Além disso, regulamentação e legislação também desempenham um papel crucial na segurança cibernética, mas cabe às empresas sair na frente e criar uma cultura de prevenção à fraude.

Pix e Drex

Carlos Benitez, CEO da BMP, mediou um painel que falou sobre a evolução do Pix ao real digital e como o acesso à inovação vem transformando o comportamento do brasileiro. Com a participação de Pedro Begotti, CIO do Banco ABC, Pedro Bramont, diretor de meios de pagamento e serviços no Banco do Brasil e Gabriel José Manes, vice-presidente de marketing e canais na Conta Azul.

Os especialistas debateram o Pix e sua evolução ao real digital, com foco na transformação do comportamento do brasileiro em relação a pagamentos. Apontaram, ainda, o desafio de integrar o Pix a sistemas empresariais para oferecer maior eficiência e ressaltaram que o cartão de crédito faz parte da cultura do consumo no Brasil e dificilmente será substituído por outro meio de pagamento ao ponto de ser extinto.

Tecnologias como blockchain, tokenização e Open Finance estão impulsionando o mercado financeiro, mas a avaliação dos custos e benefícios é crucial.

O futuro do SaaS

Mediado por Higor Franco, vice-presidente da Locaweb Company e que contou com a participação de Marcondes Farias, diretor de produtos da Microsoft e Daniel Hoe, vice-presidente de Marketing Latin America da Salesforce, o painel sobre a nova era do SaaS destacou tendências internacionais que devem chegar ao Brasil nos próximos anos, como a IA generativa, novos modelos de precificação, residência de dados, entre outros.

O SaaS foi considerado, ainda, um modelo facilitador da eficiência operacional, democratizando o acesso a soluções de gestão e melhorando a experiência do cliente.

Talk Show sobre Crédito e Juros com Nathalia Arcuri e Gabriela Prioli

Fechando o evento, a apresentadora Maria Vieira, estrategista de conteúdo na Vindi, mediou um Talk Show sobre crédito, juros e os impactos na macroeconomia, varejo e cotidiano dos consumidores para 2024 com a participação de Gabriela Prioli e Nathalia Arcuri, onde realismo, empatia e confiança foram as palavras-chave para lidar com os negócios no próximo ano.

Fonte: E-commerce Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.