Hoje a inteligência artificial permite aumentar a performance de produtos, otimizar as operações internas, deixar os colaboradores mais livres para tarefas criativas, tomar decisões melhores e reduzir o headcount.
Como fazer isso?
- RPA (Robotic Process Automation) – bots que automatizam tarefas digitais e físicas, comumente utilizados em backoffice, tarefas administrativas e financeiras, tais como transferência de informações de call centers para outros sistemas, atualização de dados de clientes e fornecedores, cobrança de clientes. São os sistemas menos caros no mundo da inteligência artificial e, em geral, os mais fáceis de implementar, e otimizam toda a operação.
- Assistentes Virtuais e Atendimento Automatizado – uso de linguagem natural para engajar colaboradores e clientes. Exemplo: chatbots em intranets, suporte técnico, serviços de recomendação.
- Deep Learning – algoritmos que detectam padrões em bases de dados volumosas e interpretam esses padrões. Permitem prever o que um consumidor está mais apto a adquirir e identifica fraudes em tempo real.
Quais os cuidados devem ser observados em cada projeto?
Antes de tudo conheça as tecnologias à sua disposição. RPAs são mais transparentes, mas não aprendem e não improvisam. Já os sistemas cognitivos não são tão explicáveis, o que em setores mais regulados, pode gerar maiores ônus.
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