Redução do Conteúdo do O Globo
Até o fim deste ano, bilhões de usuários vào receber respostas geradas por inteligência artificial (IA) ao fazerem uma pergunta ao Google. Na terça-feira, em evento na Califórnia, a empresa ex- plicou como irá integrar anúncios à nova ferramenta, a Al Overviews. Eles virào logo depois do texto gerado pela IA, antes dos links que remetem ao conteúdo original.
(…)
A advogada especial ista em Direito Digital Patrícia Peck, CEO e sócia-fundadora do Peck Advogados, avalia que, do ponto de vista concorrencial, a mudança nas buscas pode fazer com que os usuários visitem menos as páginas de conteúdo original: — Aí a gente pode ter um efeito de desvio de clientela, com o desvio de audiência, que é um elemento fundamental da monetização. Uma coisa é a busca com IA facilitar que o usuário encontre o que precisa. Outra coisa é a IA exaurir ou eliminar o próprio movimento dos usuários de irem até o resultado buscado.